Arduino – Placa de Desenvolvimento Open-Source

Arduino é um projeto de circuito baseado em microprocessador de código aberto, da indústria Atmel. Uma placa física em código aberto baseada em um circuito de entradas/saídas simples. É também um ambiente de desenvolvimento do software Arduino. Sua linguagem de programação Arduino é uma implementação do Wiring, construída em Processing.

Arduino

Arduino

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, tomando entradas de vários switches ou sensores, e controlando uma variedade de luzes, motores, mecanismos, entre outras saídas. Os projetos do Arduino podem tanto ser autônomos, como se comunicar com softwares.
As placas podem ser montadas à mão ou compradas; o código fonte e a IDE (ferramenta de desenvolvimento) são livres, podendo ser baixados no próprio site do Arduino.

Como o Arduino é um produto dos EUA, por ser de código aberto, as empresas de desenvolvimento de hardware muitas vezes desenvolvem as suas próprias. Por exemplo, nós compramos o Tatuino que é a versão fabricada pela Tato 100% compatível com o Arduino. Como o Tatuino, existem Severino, Freeduino, etc.

É uma excelente placa de desenvolvimento para quem precisa fazer projetos de hardware, e muitas vezes não tem tanto conhecimento de eletrônica. Já existem na internet uma série de bibliotecas (C++) que podem ser incluídas no seu código fonte p/ as mais variadas funções, ex: Serial, Interrupção de Timer, Manchester (RF), etc. Segue as especificações:

Microcontroller ATmega168
Operating Voltage 5V
Input Voltage (recommended) 7-12 V
Input Voltage (limits) 6-20 V
Digital I/O Pins 14 (of which 6 provide PWM output)
Analog Input Pins 6
DC Current per I/O Pin 40 mA
DC Current for 3.3V Pin 50 mA
Flash Memory 16 KB (of which 2 KB used by bootloader)
SRAM 1 KB
EEPROM 512 bytes
Clock Speed 16 MHz

E o mais interessante é que não necessita de nenhum hardware adicional para fazer a gravação no microcontrolador. Ele já vem com um BootLoader, capaz de receber todo o seu programa via serial (no caso do Arduino, ele vem com um CI da FTDI que transforma USB x Serial, assim pode conectar na USB do PC). Mas com essas especificações, já dá pra brincar um pouquinho neh…

10 thoughts on “Arduino – Placa de Desenvolvimento Open-Source

  1. Cesar Bastos disse:

    Estou querendo comprar uma placa Arduino USB 16K e dois protoshield, você vende? QUanto custa?
    Abs,
    César Bastos

  2. Carlos disse:

    Olá pessoal,

    Eu não recomendo vocês comprarem as placas Tatuino porque elas são derivadas da placa Freeduino, que estão sob a licença Creative Commons. A empresa Tato não respeita a licença. Eu mesmo conversei com um dos membros do projeto Arduino e ele me disse que está acompanhando o caso de perto. Portanto, consumindo produtos que não respeitam as licenças livres é o mesmo que contribuir para o desrespeito ao open hardware.

  3. Rafael Quines disse:

    Olá Carlos. Muito obrigado por sua informação. Não tenho o conhecimento dessa licença, irei dar uma pesquisada. Obrigado novamente. Abraço

  4. renan pasotti disse:

    cade os projetos /!?!?!?!?!

    abraços

  5. Rafael Quines disse:

    Olá amigo, de que projetos está falando?

  6. leonardo disse:

    ola,tenho 13 anos,sei um pouco de eletronica,gostaria de saber,quando se compra um arduino vem com ele um manual ensinando onde conectar os motores,leds,sensores?

  7. leonardo disse:

    oi,mais outra pergunta,qual eo o melhor e mais facil de se mexer?O duemilenove,mega.

  8. Rafael Quines disse:

    Olá Leonardo. A complexidade de se mexer num duemilanove e no mega é a mesma. O que muda é a quantidade de pinos e alguns recursos a mais que se tem. Isso não altera. Tenho uma boa pra ti, entre em contato comigo pelo e-mail rafael.quines@arduinors.net abraço

  9. Renato disse:

    Olá.
    Gostaria de implementar o arduíno para um projeto da faculdade. mas tenho algumas dúvidas.
    O hardware dele faz tratamento de sinal? Por exemplo, se eu entrar com um sinal analógico de um sensor e que estaja com ruído, ele filtraria esse sinal e converteria para digital, para uma melhor manipulaçao desse sinal?

    Obrigado

  10. Fernão disse:

    Rafael, estou precisando acoplar o Arduino a uma celula de peso usada em balança digital,para que quando o peso da balança alcance o valor digitado no teclado do Arduino, ele acione um rele. voce tem ou sabe onde posso achar o circuito que faça esta função ?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *