Monitoramento de Temperatura (LM35)

Para quem não conhece, LM35 é um sensor de precisão de temperatura em graus Celsius, fabricado pela National. Apresenta uma saída linear relativa a temperatura em que ele se encontra no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20VDC, tendo um sinal de 10mV (0,01V) para cada grau Celsius de temperatura. Apresenta uma boa vantagem com relação aos demais sensores de temperatura calibrados em “KELVIN”, não necessitando nenhuma subtração de variáveis para que se obtenha uma escala de temperatura em graus Celsius.

Datasheet LM35

Usando uma entrada analógica do arduino, você pode facilmente efetuar a leitura do LM35. As entradas analógicas do Arduino tem uma resolução de 10bits e retornam um valor entre 0 e 1024, onde a referência são os 5V da alimentação, logo deve-se fazer uma regra de três para passar o valor lido, de 0 a 1024, para tensão, e logo após para temperatura.

É imprescindível que se adicione um resistor de 100k para fazer o papel de pull-down, no pino do arduino onde o LM35 será ligado.

No código-fonte do seu arduino apenas adicione essa fórmula que converte o valor lido do input direto para temperatura:

temp = ( 5 * analogRead(14) * 100) / 1024;

*14 é o “Analog In 0”, que usei no exemplo.

Através dessa leitura, pode-se por exemplo, exibir o valor lido em um display 2×16, ou em displays de sete segmentos, ou qualquer outra coisa.

Use a imaginação para suas próprias aplicações.

Fonte: Blog do Je

2 thoughts on “Monitoramento de Temperatura (LM35)

  1. Michel disse:

    Olá,
    Em relação ao parégrafo: “É imprescindível que se adicione um resistor de 100k para fazer o papel de pull-down, no pino do arduino onde o LM35 será ligado.”
    O que seria o pull-down?
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *