Como Criar Library pro Arduino

Este post tem o intuito de explicar como criar uma library pro Arduino. Tudo começa em um sketch com um esboço para piscar o código Morse e explica como converter as suas funções em uma biblioteca. Isso permite que outras pessoas facilmente possam usar o código que você escreveu e atualizá-lo quando você melhorar a biblioteca.


Sketch que pisca o código Morse:

Nesse sketch existem diferentes partes que precisaremos implementar para que o led pisque. Primeiramente temos os métodos dot() e dash() que são os responsáveis por fazer o led piscar na velocidade de um ponto, e um traço. Segundo, existe uma variável ledPin que determina qual o pino do Arduino estará sendo usado para ligar o led. E finalmente o pinMode que define que o pino será uma saída (OUTPUT).

Para criarmos nossa library, precisaremos obrigatoriamente de 2 (dois) arquivos: um arquivo de header (extensão “.h”) e o arquivo do código-fonte (extensão “.cpp”). Vamos começar então pelo arquivo Morse.h.

A primeira coisa a fazer é dar um include que dá acesso aos recursos padrões do arduino, como pinMode(), digitalWrite(), etc. Outra coisa a se fazer também é usar um “#ifndef” para impedir que, por algum motivo, alguém faça um include da sua classe mais de uma vez. Segue o código:

Agora vamos para o arquivo Morse.cpp. Devemos lembrar que este também precisa dar o include no WProgram.h, e no Morse.h. O objetivo desse cpp é dar a implementação de cada método definido no Morse.h.

Nossa library está pronta. Isso é tudo que precisamos. Agora veremos como usar nossa library recem criada.

Primeiro, devemos criar um diretório chamado Morse dentro das libraries do Arduino (hardware/libraries). Copie ou mova os arquivos Morse.h e Morse.cpp para este diretório. Agora abra a IDE do Arduino. No start da IDE, ela se encarregará de compilar nossa library, gerando um arquivo objeto (Morse.o) e mostrará warnings e erros. Se você abrir no menu Sketch -> Import Library você verá a Morse para ser incluída no seu sketch. Para qualquer alteração na library, precisamos excluir o arquivo Morse.o, fechar a IDE e abrir novamente, para que seja criado um novo arquivo Morse.o.

Agora um exemplo de sketch usando nossa library:

Além da criação da nossa library, podemos ainda criar um exemplo de uso, para facilitar a vida do usuário que for usá-la. Para isso, criamos uma pasta chamada examples dentro do nosso diretório Morse. Então copie ou mova o diretório onde contem o sketch de exemplo. Reabrindo a IDE, você notará que o exemplo estará disponível no menu File -> Sketchbook -> Examples

Caso você queira baixar a library completa, faça o download AQUI.

Fonte: arduino.cc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *